19/04/2023

Qual a importância dos treinamentos de compliance e seus benefícios?

Investir em treinamentos traz diversas vantagens para o seu time. Neste artigo, falamos sobre a importância desta iniciativa e como implementá-la na sua empresa
Laura Resende
Treinamentos de compliance

Uma empresa com um programa de integridade já estabelecido e bem estruturado conhece a importância de exercer a ética e a transparência nas atividades diárias.

Diante desse cenário, é de extrema relevância olhar para quem está na linha de frente desses processos no cotidiano: os colaboradores.

São eles quem mantêm a empresa funcionando e os treinamentos em compliance podem ser ótimos aliados na otimização de suas funções.

O que é compliance?

Saber o que é compliance é fundamental também para compreender o papel dos treinamentos neste segmento.

O termo deriva do verbo “To comply”, em inglês, e significa cumprir uma regra ou conduta.

Sendo assim, um programa efetivo sistematiza e controla todos os procedimentos internos para garantir que a empresa esteja de acordo com a legislação vigente e com os órgãos reguladores.

Por que investir em treinamentos nesta área?

Obedecer às leis é uma obrigação que existiu sempre, mas recentemente está mais em evidência pela valorização da sociedade por processos mais transparentes e íntegros.

Além deste fator, são inúmeras regras as quais os times de compliance devem ficar atentos.

Por isso, é normal que ainda existam dúvidas dentro das organizações em relação sobre os conceitos e melhores práticas.

Qual a importância dos treinamentos?

Entre os pilares de um programa de compliance estão as ações de prevenção, como gestão de riscos, políticas e controles internos e treinamentos.

Este último está listado como uma base de conhecimento que pode prevenir ações ilícitas como corrupção ou lavagem de dinheiro, por exemplo.

É indispensável que todas as pessoas estejam engajadas com os princípios da organização e os valores da empresa.

Mais do que nunca, colaboradores precisam estar atentos sobre a sua responsabilidade na segurança das informações da empresa e formar um ambiente de trabalho respeitoso, seguro e íntegro, da mesma forma que devem se comportar de forma ética quando estiverem representando a empresa.

Durante os procedimentos do dia a dia, podem surgir dúvidas, dificuldades ou até mesmo ações erradas por desconhecimento de como agir.

Assim, os treinamentos são essenciais nesse momento para educar os colaboradores e eles possam relembrar conceitos sobre temas relevantes para a organização.

Benefícios para empresa e colaboradores

As vantagens da aplicação de treinamentos podem ser observadas na empresa em sua totalidade.

Fazer parte de uma instituição que também agrega valor no conhecimento de cada integrante da equipe e se preocupa com o seu crescimento profissional é outro ganho para ambos.

Alguns dos outros resultados positivos são:

  • Reciclagem de conhecimentos e novos insights;
  • Amplificação de segurança na proteção de dados e processos internos;
  • Colaboradores capacitados e mais produtivos;
  • Inibição de condutas que vão contra a Lei ou os valores da empresa;
  • Melhora na reputação da empresa e mais confiança por parte de stakeholders e investidores.

Os treinamentos são obrigatórios?

A realização de alguns treinamentos em compliance também podem ser determinados por regulamento.

De acordo com a Resolução CVM nº 21, todos os colaboradores que tenham acesso a informações confidenciais, participem do processo da gestão de investimentos ou da distribuição de cotas devem realizar Treinamentos de Compliance.

No entanto, é recomendado todos os colaboradores da empresa sejam treinados anualmente, assim os times estarão a par sobre as principais políticas internas, atualizações regulatórias ocorridas no período e novos ofícios de orientação da CVM ou ANBIMA.

Outro exemplo é o tema Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT). Este treinamento também é obrigatório aos participantes do mercado de valores, regulado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Nesse sentido, a Resolução CVM nº 50 dispõe que essas Instituições deverão:

“manter um programa de treinamento contínuo para administradores, funcionários, agentes autônomos de investimento e prestadores de serviços relevantes contratados, destinado inclusive a divulgar a sua política de PLD/FTP, assim como as respectivas regras, procedimentos e controles internos”.

Em diversos casos, a aplicação de treinamentos são opcionais, mas primordiais para deixar os colaboradores mais preparados em suas atividades rotineiras, sendo assim uma forma de preservação e cuidado com sua empresa.

Por onde começar?

Separamos algumas dicas para criar um plano estratégico e implementar os treinamentos em compliance na empresa:

  • Em primeiro lugar, analise e identifique quais temas são mais relevantes no nicho da empresa e devem ser abordados com mais profundidade;

  • Converse com os seus colaboradores para entender melhor quais suas principais dificuldades ou necessidades de aprendizado;

  • Defina se as aulas serão realizadas on-line ou presenciais na empresa;

  • Opte por treinamentos nos quais seja possível acompanhar o progresso da equipe;

  • Procure treinamentos disponibilizados por instituições confiáveis, com conceitos bem embasados e que ofereçam certificados.

Além de auxiliar os colaboradores a desenvolver suas habilidades e serem mais capacitados, investir em treinamentos reflete positivamente nos resultados da empresa.

Afinal, uma equipe bem qualificada e ciente de suas responsabilidades torna-se mais segura e produtiva, garantindo o cumprimento de todas as normas e obrigações estabelecidas.

Conheça nossos treinamentos

Pensando na demanda dos clientes do Compliasset, oferecemos uma série de treinamentos em compliance à distância, como Prevenção ao Insider Trading, Proteção de Dados, Conduta Ética no Ambiente de Trabalho, entre outros.

Clique aqui e saiba mais!

Todo o conteúdo é elaborado pelo time jurídico do Compliasset, formado por advogados com vinte anos de experiência no mercado financeiro de capitais.

Ao final do treinamento, disponibilizamos certificados de conclusão digitais e registrados.​​

Caso já seja nosso cliente, os relatórios de progresso de cada colaborador são integrados ao sistema automaticamente.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.