07/05/2024

Atuais prioridades da ANBIMA para o desenvolvimento do mercado

Plano de ação deste biênio foi atualizado em fevereiro de 2024
Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset ANBIMA

A ANBIMA atualizou o seu planejamento estratégico para 2024 com a divulgação da nova versão do “ANBIMA em Ação”, um conjunto de iniciativas prioritárias para o biênio 2023/2024.

Esse plano está organizado em quatro principais agendas: Agenda de Serviços, Agenda Estruturante, Agenda de Desenvolvimento do Mercado e, recentemente, foi incluída a Centralidade do Investidor entre as demais.

A Agenda de serviços continua a aprimorar produtos analíticos com os avanços da segunda etapa do ANBIMA Data e a expansão da plataforma de dados de mercado de capitais. Aproveitamos para destacar que a nova regra de remessa de dados para distribuidores já está em vigor, medida que já foi abordada em detalhes em nosso blog na matéria “Estão em vigor as novas regras para envio de informações da atividade de private para a base de dados da ANBIMA“. A qualificação profissional também recebe atenção especial, com melhorias nos sistemas de certificações e a integração ao ANBIMA Edu.

A Agenda Estruturante aborda sustentabilidade, inovação e educação. A vertente de inovação inclui o lançamento da Rede ANBIMA de Inovação e o desenvolvimento de um projeto de blockchain para o mercado de capitais. Além disso, um novo ciclo da Jornada de Inovação Aberta será implementado para conectar instituições a startups, e o apoio ao piloto do Drex reforça a cooperação com o Banco Central.

A Agenda de Desenvolvimento de Mercado tem como prioridades regulatórias contribuir para a implementação da portabilidade dos investimentos e a modernização da regulação de Fiagros, ETFs, FIPs e FIIs. A ANBIMA também foca no desenvolvimento da regulação do mercado de crédito de carbono e na modernização da regulação dos investidores não residentes.

A Agenda de Centralidade do Investidor tem seus pilares de ação concentrados em aprimorar a jornada e a experiência do investidor, buscar harmonizar a transparência dos produtos de investimento, contribuir para conectar o Open Investment ao Open Capital Market, e planejar o desenvolvimento da poupança de longo prazo em letramento e investimentos.

Esses são alguns pontos que consideramos importantes. Para mais detalhes, consulte a matéria no site da ANBIMA. E para se manter atualizado sobre as implementações das prioridades da ANBIMA em 2024, acompanhe as demais matérias em nosso blog.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.