28/09/2023

Boas práticas para impulsionar a diversidade no mercado financeiro

Explore a importância deste tema e estratégias para promovê-lo nas instituições do setor
Laura Resende
Diversidade nas empresas do mercado financeiro

O mercado financeiro é um dos pilares da economia global. Entretanto, historicamente, tem sido caracterizado pela falta de diversidade em seus quadros de colaboradores. 

No entanto, nos últimos anos, a conscientização sobre a importância da diversidade no setor financeiro cresceu significativamente. Neste artigo, vamos explorar os principais desafios e benefícios deste tema, além de citar boas práticas para implementá-lo nas empresas. 

Qual o significado de diversidade?

Diversidade refere-se à presença de uma variedade de características, qualidades, elementos ou indivíduos diferentes em um determinado contexto, ambiente ou grupo. 

Essas características podem incluir, mas não se limitam a:

  • Cultural: variedade de culturas, etnias e origens étnicas;
  • Racial: presença de diferentes raças e grupos étnicos;
  • Gênero: inclusão de indivíduos de diferentes identidades de gênero, como homens, mulheres, não-binários, entre outros;
  • Orientação sexual: respeito e reconhecimento das diversas orientações sexuais;
  • Idade: aceitação e inclusão de pessoas de diferentes faixas etárias, desde jovens até idosos;
  • Habilidades: reconhecimento e inclusão de pessoas com diferentes habilidades e deficiências, sejam físicas ou cognitivas;
  • Pensamento: valorização de diferentes perspectivas, opiniões e estilos de pensamento;
  • Social: aceitação de pessoas com diferentes níveis de educação e classes econômicas. 

O que é a diversidade no contexto financeiro e por que ela é importante?

Além de ser um catalisador para a inovação, a diversidade traz uma variedade de perspectivas para a mesa. Ao ter pessoas diversas envolvidas na tomada de decisões, é mais provável que sejam considerados todos os ângulos de uma questão, levando a resoluções mais ponderadas e informadas.

Reputação, responsabilidade social e respeito

A integração da diversidade em um planejamento de agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) é fundamental para promover práticas empresariais mais sustentáveis, éticas e responsáveis. 

A diversidade não apenas contribui para a equidade social, mas também para a atração de investidores, clientes e talentos que compartilham esses valores, pois, ao criar um ambiente de trabalho inclusivo, as empresas podem atrair diversas pessoas, aumentando sua capacidade de recrutamento e retenção de profissionais qualificados.

Promover a diversidade no setor financeiro demonstra um compromisso com valores éticos e respeito pelos direitos e igualdade de oportunidades de todos os funcionários e stakeholders, independentemente de seu perfil.

Estatísticas atuais, de acordo com a ANBIMA

Antes de mergulharmos nas boas práticas, é importante entender o cenário atual. Os dados revelam que o mercado financeiro ainda carece de representação equitativa de gênero, etnia e outras categorias, mas que está atenta a essa necessidade. 

Conforme as informações disponíveis na página da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) dedicada a Diversidade e Inclusão no Mercado Financeiro, “a maioria das instituições acredita que promover a diversidade e a inclusão é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e também reconhecem que essas ações trazem ganhos para fortalecer equipes, criar ambientes mais atrativos para os funcionários, atrair talentos e engajar colaboradores”. 

Principais obstáculos

Embora as boas práticas sejam fundamentais, também é importante reconhecer os desafios. De acordo com a ANBIMA, 55% das empresas disseram que a baixa representatividade é por causa da própria falta de ações práticas e intencionais. Já 41% afirmaram também que a temática não é uma prioridade. Outras barreiras citadas envolvem desconhecimento sobre o tema e baixo engajamento da alta liderança e seus colaboradores. 

Além disso, muitas empresas enfrentam dificuldades ao tentar promover a diversidade devido à resistência interna, necessidade de criar uma cultura de inclusão genuína e viéses inconscientes de discriminação no recrutamento e promoção.

Executivas pretas reforçam importância da inclusão 

Durante o painel na ONU, executivas negras brasileiras reforçaram a importância da inclusão para avanço social. As profissionais levantaram questões como a necessidade de estruturação, orçamento e acompanhamento de resultados para a diversidade e inclusão nas companhias. 

De acordo com a gerente sênior de direitos humanos no Pacto Global da ONU no Brasil, “este momento se conecta com os movimentos que têm metas claras, como o Elas Lideram, no qual as empresas associadas se comprometem a ter 50% de mulheres em cargos de alta liderança até 2050; e o Raça é Prioridade, com objetivo de ter 50% de pessoas negras em posição de liderança até 2030”.

Como promover a diversidade?

Boas práticas incluem, por exemplo, a implementação de políticas de contratação inclusivas com vagas afirmativas e o estabelecimento de programas de mentoria e patrocínio para esses grupos. 

Confira abaixo outros exemplos de práticas que podem ser realizadas nas instituições:

Treinamentos: oferecer treinamento obrigatório em diversidade e inclusão para todos os funcionários, a fim de aumentar a conscientização sobre questões relacionadas à diversidade.

Metas e objetivos: definir metas mensuráveis e alcançáveis para melhorar a diversidade na equipe, incentivando a responsabilização e o acompanhamento dos progressos.

Mentoria e patrocínio: implementar programas de mentoria que conectem funcionários a mentores e programas de patrocínio para apoiar o avanço na carreira.

Auditorias: realizar auditorias regulares de igualdade salarial para garantir que não haja disparidades injustas de remuneração com base em gênero, raça, entre outros. 

Flexibilidade: oferecer opções de trabalho flexíveis, como trabalho remoto, horários alternativos e licença parental equitativa para promover um ambiente de trabalho inclusivo.

Fornecedores diversificados: ao escolher fornecedores e parceiros de negócios, considerar sua diversidade e inclusão em suas operações e práticas.

Transparência e comunicação: manter a transparência na divulgação dos dados de diversidade da empresa e comunicar os esforços contínuos para promover a diversidade de forma aberta e honesta.

Papel da liderança na promoção da diversidade

Assim como vimos no início deste artigo, a falta de comprometimento da alta liderança é um dos maiores motivos da falta de diversidade dentro das organizações. Como os líderes podem desempenhar um papel importante na promoção da diversidade e inclusão? 

O “tone of the top” é crucial. A expressão refere-se à cultura e ao comportamento ético e de liderança demonstrados pela alta administração de uma organização, incluindo seus diretores, executivos e conselhos de administração. Se os líderes demonstram comportamento ético, integridade e valores sólidos, isso influencia positivamente a cultura da empresa, encorajando outros funcionários a seguir o mesmo caminho.

O futuro da diversidade no mercado financeiro

Neste sentido, a diversidade no futuro do mercado financeiro depende, em grande parte, da capacidade das empresas de incentivar, abraçar as diferenças e agir. Ao implementar boas práticas e superar os desafios, o setor financeiro pode se tornar mais inclusivo, inovador e preparado para atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais diversificada.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.