10/10/2023

O que é e os benefícios de um canal de denúncias para empresas do mercado financeiro

Através desta solução é possível diminuir o risco operacional, combater a corrupção e ter mais transparência nas relações empresariais
Laura Resende
O que é e os benefícios de um canal de denúncias para empresas do mercado financeiro

Para garantir a segurança e cumprimento das práticas de governança corporativa, tornou-se fundamental implantar um canal de denúncias para empresas. 

Trata-se de uma ferramenta que permite a todas as partes envolvidas no negócio, desde funcionários a fornecedores, denunciar irregularidades em quaisquer das transações. Isso tudo de forma segura, garantindo, inclusive, o anonimato. 

Principalmente após as iniciativas globais no combate à corrupção e, no Brasil, com a Lei Anticorrupção, em 2014, ter um canal de denúncia representa segurança à empresa. 

Nesse sentido, neste artigo você conhecerá as principais informações sobre um canal de denúncias como uma ferramenta que trará benefícios internos e externos e aumentará a credibilidade de empresas do mercado financeiro, pois trará mais segurança aos seus investidores.

O que é um canal de denúncias?

Em suma, um canal de denúncia é uma solução implantada em uma empresa para atender aos princípios de um programa de compliance. 

Assim, há um meio de comunicação para que as pessoas envolvidas no negócio possam denunciar a ocorrência de atividades ilícitas e prejudiciais à empresa para, então, se iniciar uma investigação. 

Como, por exemplo: desvio de dinheiro, corrupção, assédio moral, vazamento de informações, dentre outros.

Deve-se garantir a opção de anonimato ao denunciante, trazendo-lhe a segurança de, por exemplo, não sofrer represálias. 

Consequentemente à denúncia, a empresa deve ter uma política que investigue as alegações realizadas. Ou seja, a denúncia deve ser direcionada ao departamento competente e, em sendo comprovado o ato, aplicar as penalidades previstas em lei.

Vale ressaltar que para empresas do mercado financeiro, ter um canal de denúncias é imprescindível para a segurança das operações. Além disso, saiba que para as companhias de capital aberto na bolsa de valores, é uma ferramenta obrigatória.

Principais benefícios de ter um canal de denúncias nas empresas

Antes de tudo, ter um canal de denúncia nas empresas representa transparência e integridade dos negócios a ela relacionados que, na atualidade, é imensamente valorizado no mercado. 

Ainda mais, destacamos como seus principais benefícios:

  • diminuição do risco de atos ilícitos e fraudes financeiras;
  • maior credibilidade entre colaboradores, fornecedores, clientes e investidores;
  • aumentar a competitividade para a empresa, principalmente pela confiança em suas transações;
  • ter uma gestão de conflitos eficiente;
  • ter um melhor alinhamento com Programa de Compliance e Anticorrupção;
  • cumprir aos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), principalmente evitando o vazamento de informações;
  • melhora na cultura organizacional, promovendo relações de trabalho baseadas na ética;
  • redução de custos, pois a empresa poderá evitar que eventual problema se agrave, acarretando maiores prejuízos.


Portanto, ter um canal de denúncias baseado em políticas de Governança Corporativa, fará com que denúncias de irregularidades sejam frequentes, devido à segurança da informação.

Em resultado, há benefícios para todas as partes; colaboradores que podem esclarecer pontos que, possivelmente, não apontariam se não fosse o anonimato, ao passo que a companhia pode evitar riscos e custos, pois poderá resolver a situação sem que ela se agrave.

Como funciona um canal de denúncias?

O canal de denúncias funciona por meio de plataformas on-line ou por telefone, onde a companhia recebe comunicações sobre possíveis irregularidades ocorridas em seu negócio. 

Ou seja, todas as pessoas envolvidas nas transações, como colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros, terão uma forma de expor esses fatos. 

Ressaltamos que em um canal de denúncias é imprescindível o sigilo da identidade do denunciante, pois isso lhe trará mais segurança para realizar os apontamentos. 

Consequentemente, em sendo plausível esta comunicação, a empresa dará andamento às investigações internas para, assim, tomar as medidas cabíveis. 

Tipos de canais de denúncias

Os tipos de canais de denúncias existem conforme a especificidade do negócio e o porte da empresa. Nesse sentido, a companhia poderá optar por ter um canal de denúncias interno, onde toda estrutura é realizada pela própria empresa. Ou, a depender de sua estrutura, poderá optar pela contratação de um canal de denúncias de uma empresa terceirizada, que seja especializada nesta atividade.

De toda forma, se pode dar uma abrangência maior ao canal de denúncia, distribuindo-o por departamentos da empresa. Desse modo, cada comunicação será apresentada ao setor competente, que terá a expertise necessária para direcionar o melhor caminho para solução. Demonstraremos logo abaixo com exemplos de atos e seus respectivos departamentos.

Recursos Humanos

Serão tratadas questões comportamentais, principalmente entre funcionários, que poderão denunciar atos irregulares, como, por exemplo: assédio moral e sexual, conflitos entre colaboradores e líderes, abuso de poder, etc.

Financeiro

Neste tipo de canal de denúncias, importantíssimo para empresas do mercado financeiro, envolve questões relacionadas, como o próprio nome já diz, ao financeiro da empresa. Portanto, as denúncias neste aspecto envolvem fraudes, desvio de dinheiro, furtos de dinheiro ou bens etc.

Jurídico

Por último, é fundamental existir um canal de denúncia que se direcione ao corpo jurídico da empresa, especificamente voltado às regras de compliance. Sendo assim, por este meio, ocorrerão denúncias como, por exemplo, descumprimento de legislação trabalhista, infrações de normas e políticas da empresa, atos ilícitos etc.

Qual a importância do canal de denúncias para empresas do mercado financeiro?

Empresas do mercado financeiro terem um canal de denúncias sólido e eficaz pode ser tratado como uma estratégia da companhia

Tendo em vista que será uma chance de se antecipar a eventual irregularidade, antes mesmo de se realizar auditoria interna. Através da denúncia, se aumenta as chances de encontrar a origem de problemas, evitando prejuízos maiores no futuro.

Além disso, manter a integridade e transparência da empresa é o que trará mais investidores ao mercado, aumentando sua competitividade.

Agora que você sabe o que é um canal de denúncias e sua importância para empresas, principalmente as que envolvem operações do mercado financeiro, chegou o momento de contratar um especialista no assunto. 

No Compliasset, temos uma plataforma completa para cumprimento das regras de compliance. Inclusive, com um sistema de Canal de Denúncias, um canal aberto para que qualquer pessoa possa realizar denúncias à empresa, anonimamente ou não. 

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.