29/05/2024

Avanço das iniciativas prioritárias da ANBIMA no primeiro trimestre de 2024

A Associação contribuiu em consultas públicas da CVM, está instituindo novas regras de certificação e promoveu debates importantes
Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset ANBIMA

No primeiro trimestre de 2024, a ANBIMA avançou em quase 77% das atividades listadas como prioritárias no biênio 2023/2024, totalizando 68 iniciativas ativas. Essas ações foram divididas nas agendas de Centralidade do Investidor, Serviços, Estruturante e Desenvolvimento de Mercado. Confira nosso Alerta sobre o tema.

Na Agenda de Desenvolvimento do Mercado a ANBIMA contribuiu para a consulta pública da CVM sobre regras específicas para os Fiagros, que farão parte do Anexo Normativo VI da Resolução CVM 175 (“RCVM 175”). Entre os principais pedidos, a ANBIMA recomendou que os Fiagros possam adquirir créditos de carbono negociados nos mercados voluntário e compulsório, independentemente de serem regulados ou não. Esse tema recentemente foi debatido no podcast Vai Fundo da ANBIMA, conforme matéria publicada pela Associação.

Na agenda Centralidade do Investidor, a ANBIMA enviou sugestões à CVM para a audiência pública sobre influenciadores digitais, sobretudo visando definir os limites entre opiniões pessoais e análises financeiras. Confira nosso Alerta sobre o tema.

As certificações CPA-10, CPA-20 e CEA estão sendo revisadas para atender as novas exigências do mercado. As alterações serão objeto de um plano de transição, a ser divulgado no quarto trimestre desse ano, enquanto os novos exames irão exigir as mudanças a partir de janeiro de 2026.

Já a Rede ANBIMA de Sustentabilidade envolveu 166 participantes, promovendo debates sobre práticas e tendências globais relacionadas ao ESG, enquanto a Rede ANBIMA de Educação reuniu 40 participantes para fomentar a agenda de educação financeira. Nessa frente, foi iniciado um mapeamento de projetos de educação financeira no Brasil, em parceria com a CVM e a B3.

Esses e outros avanços foram melhor explorados na matéria da Associação. Para saber mais sobre as prioridades da ANBIMA para o biênio 2023/2024, consulte nosso alerta anterior “Atuais Prioridades da ANBIMA para o Desenvolvimento do Mercado“.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.