29/05/2024

ANBIMA lança manual “Tá na Rede” com boas práticas para influenciadores digitais de finanças

O guia foi lançado em 9 de abril de 2024, com o intuito de trazer mais clareza sobre as regras para os “finfluencers”
Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset ANBIMA

A ANBIMA lançou o guia “Tá na Rede”, um manual de boas práticas destinado aos influenciadores digitais do mercado financeiro, chamados pela Associação de “finfluencers”. 

O guia gratuito, publicado em 9 de abril de 2024, reúne recomendações relacionadas à produção de conteúdo nas redes sociais, de publicidade de produtos financeiros e as certificações que podem ser aplicáveis, ou não, a algumas categorias de influenciador, recomendando a sua obtenção.

Para o produtor de conteúdo e para o investidor independente a Associação recomendou a obtenção e manutenção, ao menos, da certificação CPA-20, sendo as ideais a CEA, CNPI, e/ou CFP.

Para o trader, foi recomendada, no mínimo, a PQO, e para o analista é obrigatória a CNPI.

Por fim, para o assessor de investimento, além da obrigatoriedade de obtenção da certificação de AI da Ancord, foi recomendada a CEA e/ou CFP.

Além de reforçar que estas são recomendações, o guia traz outras certificações que o finfluencer poderá obter.

O guia foi elaborado em colaboração com o Think Tank ANBIMA de Comunicação e Marketing e consolida as diretrizes sobre publicidade e sobre a atuação de profissionais certificados da ANBIMA, BSM e CVM.

Ele oferece maior clareza sobre as normas de publicidade e atuação para influenciadores, atendendo tanto às demandas desses profissionais quanto às do mercado.

O “Tá na Rede” também inclui recomendações específicas de certificações para diferentes categorias de influenciadores.

Além disso, o guia oferece orientações sobre ética e linguagem na produção de conteúdo, além de disponibilizar links para dados e estatísticas úteis.

A iniciativa complementa as regras de autorregulação publicadas em novembro de 2023, que já foram abordadas no nosso Alerta Regulatório ANBIMA publica regras para a contratação de influenciadores digitais.

Recentemente, a ANBIMA enviou sugestões à Consulta Pública SDM 04/2023 da CVM sobre a regulamentação da atuação de influenciadores.

Para mais informações, consulte nossos Alertas Regulatórios CVM disponibiliza Consulta Pública sobre atuação dos influenciadores digitais no Mercado de Capitais e Sugestões da ANBIMA sobre a regulamentação da atuação de influenciadores digitais no Mercado de Capitais.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.