10/07/2024

ANBIMA anuncia novas certificações profissionais para distribuição de produtos financeiros

CPA, C-Pro I e C-Pro R serão exigidas a partir de janeiro de 2026
Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset ANBIMA

A ANBIMA divulgou novas certificações para o setor de distribuição de produtos financeiros, que serão exigidas a partir de janeiro de 2026.

As novas certificações, CPA (Certificado Profissional ANBIMA), C-Pro R (Certificado Profissional ANBIMA de Relacionamento) e C-Pro I (Certificado Profissional ANBIMA de Investimento), foram desenvolvidas com base nas atividades profissionais. 

Quando essas novas certificações passarem a valer, deixarão de existir as atuais CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10), CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20) e CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento), no entanto, não há equivalência direta entre elas.

Nesse sentido, a ANBIMA declarou que irá divulgar o plano de transição em dezembro deste ano, informando desde já que não será exigido o pagamento de novo exame ou a realização de nova prova.

Segundo a Associação, o desenvolvimento das novas certificações envolveu um estudo sobre a jornada de trabalho e as atividades dos profissionais, além da análise de certificações internacionais.

E a escolha dos nomes seguiu uma metodologia de cocriação, incluindo a consulta a profissionais certificados e candidatos.

As certificações possuem características específicas, sendo voltadas aos seguintes cenários:

CPA: Destinada a quem deseja iniciar na área de distribuição de produtos de investimento, oferecendo compreensão básica sobre investimentos e produtos financeiros.

C-Pro I: Voltada para profissionais técnicos que precisam de um entendimento aprofundado sobre produtos de investimento para a elaboração de carteiras recomendadas. A certificação CPA é pré-requisito.

C-Pro R: Direcionada a profissionais comerciais que necessitam de conhecimento detalhado sobre a adequação dos produtos de investimento em relação ao perfil dos investidores. A certificação CPA também é pré-requisito.

A partir de janeiro de 2026, os profissionais que ainda não possuírem certificação precisarão obter a CPA antes de se inscreverem para a C-Pro I ou C-Pro R.

Para mais informações, consulte a matéria publicada no site da Anbima.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.