02/01/2024

ANBIMA divulga desenvolvimento de nova plataforma para envio de dados de Fundos de Investimento

Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset ANBIMA

Plataforma irá substituir o Site Fundos e tem como objetivo otimizar o envio de dados de fundos, tendo em vista as alterações oriundas da 175

A ANBIMA divulgou que está desenvolvendo uma Nova Plataforma em conjunto com a Rede de Telecomunicações do Mercado (“RTM”). Segundo a Associação, a nova plataforma irá substituir o Site Fundos e tem como objetivo otimizar o envio de dados de fundos, tendo em vista as alterações oriundas da Resolução CVM nº 175/22 (“RCVM 175”).

Desse modo, a Nova plataforma será o ambiente adequado para enviar dados sobre registro, alteração, encerramento, Patrimônio Líquido (“PL”) e cotas de fundos.

Nesse sentido, as instituições aderentes ao Código de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros poderão enviar as informações via:

(i) Tela, com regras claras para facilitar o preenchimento das informações;

(ii) Upload de arquivo, com opção de consolidar o envio de PL e cotas dos fundos de investimento em um único documento. Tal documento será enviado por meio da Nova plataforma com o layout disponibilizado em um link.

(iii) Integração – Application Programming Interface (“API”), trata-se de envio por lote.

Ademais, a ANBIMA destacou que a documentação da API para envio de dados sobre PL e Cota já está disponível em seu site. Em relação aos dados de registro, alteração cadastral e encerramento de fundo, a Associação informou que a interface estará disponível em breve.

Ressalta-se que a nova plataforma só entra em operação em abril de 2024, o que significa que as documentações disponibilizadas ainda podem sofrer alterações. Até lá, os reportes deverão seguir pela plataforma atual, o Site Fundos.

Por fim, a Associação informou que publicará comunicados periódicos sobra as atualizações de cada etapa do desenvolvimento da Nova Plataforma e que eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: fundos175@anbima.com.br.

Na mesma oportunidade, informou que sistema ANBIMA Feed também sofrerá ajustes em razão da RCVM 175.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.