30/06/2022

CVM – Alterações Pontuais na Regra de Crowdfunding de Investimento

Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset CVM

A CVM editou a Resolução CVM nº 158/22 (“Resolução CVM 158”), que altera a Resolução CVM nº 88/22 (“Resolução CVM 88”), norma que dispõe sobre crowdfunding de investimento. O objetivo é atender às demandas das plataformas eletrônicas de investimento participativo, enviadas à Autarquia após edição da norma, mas antes de sua entrada em vigor, em 01/07/2022.

Nesse contexto, a Resolução CVM 158, que entrou em vigor em 28/06/2022, alterou:

Potenciais compradores dos valores mobiliários objeto das transações subsequentes

i) Por previsão expressa, a norma passa a possibilitar, à sociedade empresária de pequeno porte, a escolha por limitar os potenciais compradores das transações subsequentes. Assim, permite-se que apenas investidores atuais da sociedade empresária de pequeno porte possam adquirir os valores mobiliários; e

ii) Os requisitos e as obrigações relativos à atuação das plataformas de crowdfunding, como intermediadoras de transações de compra e venda de valores mobiliários permanecem aplicáveis. Tal opção ser informada na Seção III, do Anexo E, da Resolução CVM 88, que dispõe sobre as informações essenciais de oferta pública.

Escrituração e controle de titularidade e de participação societária

i) Passa a prever que a obrigatoriedade de instituir controle de titularidade e de participação societária ou escrituração, conforme o caso, somente será exigível na hipótese de valores mobiliários objeto de ofertas públicas iniciadas após 90 (noventa) dias contados da entrada em vigor da Resolução CVM 88; e

ii) Durante o período de noventa dias, e enquanto a obrigação descrita acima, não for observada: (a) O valor alvo máximo de captação não pode ser superior a cinco milhões; e (b) Não é permitida a realização de transações subsequentes com valores mobiliários.

Ressalta-se que a alteração normativa proposta é dispensada da realização de consulta pública, uma vez que se trata de ato normativo de baixo impacto, bem como implementa apenas alterações pontuais.

Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.