02/05/2024

BCB inaugura Consulta Pública sobre Riscos Climáticos

Proposta visa alterar as informações divulgadas no Relatório GRSAC e sugestões podem ser enviadas até 28 de junho de 2024
Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset BCB

O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou a abertura da Consulta Pública 100/2024, com foco na atualização das regras para a divulgação do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos (“Relatório GRSAC”) pelas instituições financeiras.

Segundo o BCB, a iniciativa visa alinhar as práticas nacionais aos padrões internacionais, e está aberta à contribuição da sociedade no Sistema Consulta Pública até o dia 28 de junho deste ano.

Entre os principais temas abordados pela consulta, destacamos a definição do escopo de informações a serem divulgadas, a relação das normas de divulgação com os padrões internacionais propostos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) e a implementação de indicadores para o gerenciamento do risco climático.

Na matéria publicada pelo BCB, foi informado que o objetivo é aprimorar as regras de divulgação do Relatório GRSAC, atualmente obrigatórias apenas em seu aspecto qualitativo, passando a incorporar requisitos quantitativos.

Estes se baseiam em discussões internacionais e refletem padrões desenvolvidos pelo ISSB e requisitos propostos pela Task Force on Climate-related Financial Risks (“TFCR”), visando maior transparência e eficácia no tratamento de informações relacionadas a riscos sociais, ambientais e climáticos.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.