14/07/2023

6 dicas para melhorar a produtividade do seu time de compliance

Profissionais do setor enfrentam uma série de obstáculos, como regulamentações complexas e equipes reduzidas; confira algumas dicas que podem auxiliá-los em seu dia a dia
Laura Resende
Compliance Mercado Financeiro

Sabemos que, apesar do aumento nas demandas de integridade e conformidade, os compliance officers enfrentam diversos desafios no cotidiano, como volume de processos, regulação complexa e times reduzidos.

Por isso, aumentar a produtividade tornou-se uma necessidade para garantir o cumprimento das normas e a eficiência operacional.

Segundo uma pesquisa realizada pela pela Reclaim.ai, apenas 12% dos colaboradores são totalmente produtivos por mais de seis horas. Apontou, ainda, que mais da metade do tempo (53,3%) é realmente gasto em trabalho produtivo.

Abaixo, apresentaremos alguns passos essenciais que podem auxiliar seu time de compliance a superar esses obstáculos e aumentar a produtividade.

1- Definição de objetivos e processos

Para otimizar a produtividade do time de compliance, em primeiro lugar é essencial estabelecer objetivos claros e processos eficientes para o cumprimento desses objetivos.

Definir metas específicas e mensuráveis permite que a equipe tenha um direcionamento mais visível e saiba exatamente o que precisa ser alcançado.

Além disso, desenvolver atividades padronizadas e bem documentadas ajuda a evitar retrabalho e garante que as tarefas sejam executadas de maneira consistente e eficiente.

2- Priorização de tarefas e gestão do tempo

A sobrecarga de trabalho é comum em equipes de compliance. Portanto, é essencial que os profissionais aprendam a priorizar suas tarefas e gerenciar seu tempo de forma eficiente.

Identificar as tarefas mais importantes e urgentes, além de planejar e organizar o tempo, pode aumentar significativamente a produtividade. “Qual o prazo mais próximo que precisa ser cumprido?”, por exemplo, é uma pergunta que pode ajudar na definição de prioridades.

Caso ainda precise de auxílio motivacional, utilize técnicas de gerenciamento de tempo, como a Pomodoro, para melhorar o foco e evitar a procrastinação.

3- Automatização de processos

Para ganhar eficiência e reduzir erros, uma das maneiras mais eficazes de melhorar a produtividade é investir em ferramentas de automação.

Softwares especializados podem agilizar tarefas rotineiras e repetitivas, como a geração de relatórios e o monitoramento da regulação ou autorregulação.

Ao reduzir o tempo gasto nessas atividades, os profissionais de compliance têm mais disponibilidade para se concentrar em tarefas estratégicas e de maior valor.

4- Capacitação e treinamento

A constante evolução das regulamentações exige que os profissionais de compliance estejam sempre atualizados, bem informados e preparados para lidar com quaisquer mudanças ou atualizações.

Sendo assim, investir em programas de capacitação e treinamento é essencial para aprimorar a habilidade da equipe, uma vez que o colaborador já possui domínio sobre tal assunto ou atividade, a execução da mesma torna-se mais fácil e rápida.

5- Comunicação eficaz e colaboração

Uma comunicação eficaz e uma colaboração fluida são fundamentais para melhorar a produtividade no setor de compliance.

Utilize ferramentas de comunicação interna e compartilhamento de informações importantes para garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados e na mesma página sobre o que precisa ser feito.

Outra ação que pode colaborar com a eficiência do colaborador são feedbacks e ferramentas de avaliação, para compreender quais são as principais dificuldades e propor soluções em conjunto.

6- Monitoramento e avaliação de resultados

A fim de melhorar continuamente a produtividade do time de compliance, é fundamental estabelecer indicadores de desempenho e monitorar regularmente os resultados alcançados.

Assim, defina métricas relevantes para avaliar a eficiência operacional, o cumprimento de prazos e a qualidade do trabalho realizado.

Com base nos dados coletados, identifique áreas de melhoria e reveja o processo.

Ao implementar as dicas apresentadas neste artigo, é possível impulsionar a eficiência operacional e garantir o cumprimento das normas de forma mais eficaz.

Com algumas mudanças, profissionais de compliance estarão melhor equipados para enfrentar os desafios do setor, mantendo-se atualizados, eficientes e alinhados com as metas organizacionais.

Enfim, ao melhorar a produtividade, também garantem o cumprimento das regulamentações e contribuem para o sucesso da empresa como um todo.

Lembre-se de adaptar essas dicas às necessidades específicas da sua equipe de compliance, buscando sempre implementar soluções que sejam mais adequadas para o seu contexto.

Conte com o Compliasset

Os compliance officers são responsáveis ​​por garantir que a empresa esteja atendendo a todas as leis, regulamentos e padrões aplicáveis. Pensando nisso, oferecemos uma gama completa de serviços de compliance para contribuir nesse processo. Fale agora com um de nossos especialistas e saiba mais!

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.