18/04/2023

O que é e como colocar a gestão ESG em prática na sua empresa

Cada vez mais, organizações do mercado de capitais que implementam essas ações têm demonstrado grande avanço nos negócios, principalmente em lucros e reputação
Laura Resende
Gestão ESG

O conceito de ASG (Ambiental, Social e Governança), com origem do inglês ESG (Environmental, Social and Governance), tem ganhado cada vez mais relevância nas empresas, pois estabelece práticas que visam à preservação do meio ambiente, à melhoria das condições sociais e ao fortalecimento da governança.

Estes três pilares tornaram-se fundamentais para a competitividade empresarial em qualquer setor e são cada vez mais valorizados pela sociedade.

Mas quais são as peças-chave para implementar uma gestão ESG na minha empresa?

Antes de tudo, uma abordagem apropriada começa com a liderança, que deve assumir a responsabilidade de promover as práticas de ESG.

Logo, estabelecer um plano de ação para alcançar metas claras e mensuráveis.

Desse modo, é necessário desenvolver uma estrutura interna para monitorar e avaliar o progresso das práticas de ESG.

Ainda, as organizações devem incentivar e apoiar os funcionários a desenvolver habilidades, conhecimento e comportamentos relacionados às práticas de ESG.

Por isso, traremos aqui as principais informações para que você comece a colocar em prática uma adequada implementação e gestão ESG.

ASG: o que significa?

O ASG/ESG é uma abordagem que avalia a capacidade de uma empresa gerar retornos a longo prazo, baseando-se na qualidade de seus padrões de gestão ambiental, social e de governança corporativa.

Desse modo, a análise para implementação de ESG visa avaliar e identificar áreas com potencial para melhorias e, assim, minimizar os riscos associados a investimentos, além de promover o desenvolvimento de práticas de sustentabilidade.

Vale ressaltar que esta abordagem tem se tornado cada vez mais popular entre os investidores e é considerada uma ferramenta essencial para a tomada de decisões.

Em suma, ESG envolve gestão de risco para ajudar as empresas a compreenderem e gerenciarem estes riscos e as oportunidades relacionados à sua responsabilidade social e ambiental.

Esta abordagem inclui a análise de fatores como desempenho ambiental, práticas de trabalho ético, relações com os stakeholders, compliance, relatórios de transparência e muito mais.

Portanto, ao adotar uma abordagem de ESG, as empresas podem melhorar sua reputação e seu desempenho a longo prazo, além de gerar valor para seus acionistas.

Ou seja, devido ao grande alcance gerado por esses critérios, o ESG – ou ASG, tornou-se um elemento de avaliação para os consumidores e investidores ao tomarem decisões sobre produtos, serviços ou ações para aplicar seus capitais.

Os três pilares ESG

Assim, o conceito ESG tem a intenção de demonstrar como uma empresa está tomando medidas para reduzir seus impactos ambientais, bem como a preocupação com as pessoas e as regras administrativas aplicadas. Para tanto, seguindo três pilares fundamentais:

Environmental (Meio Ambiente)

Significa o compromisso da empresa em gerenciar os impactos ambientais e trabalhar para reduzir desperdícios, emissão de gases carbonos, poluição, desmatamento e outros tipos de degradação ambiental.

Isso inclui a busca por práticas corporativas que promovam a reciclagem, reutilização de materiais e insumos, entre outras ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Social

As ações sociais abrangem esforços para promover a diversidade, erradicar a discriminação, o assédio e a desigualdade salarial entre os sexos, bem como para melhorar a vida da comunidade local.

Essas ações visam ao desenvolvimento humano, à inclusão e ao auxílio à comunidade onde a empresa está estabelecida.

Além disso, Responsabilidade Social significa o compromisso da empresa em relação aos direitos humanos e às leis trabalhistas, segurança no trabalho, proteção de dados e privacidade, investimento social privado, entre outros.

Governance (Governança)

A governança é o conjunto de normas e regras estabelecidas para a administração da empresa.

Nesse sentido, é uma forma de garantir a transparência e a responsabilidade dos gestores, assegurando a eficiência, a efetividade e a integridade da organização.

Está relacionada à organização de conselhos, estruturação e hierarquia da empresa, criação de políticas internas e canais de denúncia, entre outras.

Além disso, a governança se preocupa com a prestação de contas, a adoção de práticas anticorrupção e a implementação de mecanismos que permitam o controle e o monitoramento da empresa.

Importância do ESG no mercado financeiro

O ESG (Environmental, Social and Governance) tem sido cada vez mais visto como um importante indicador de desempenho para os investidores do mercado financeiro.

Seu objetivo, como dito, é avaliar o impacto ambiental, social e de governança de uma empresa, o que permite aos investidores identificar e selecionar ações com boas práticas, segundo os critérios legais e morais.

Em resultado, a adoção desses critérios permite que os investidores obtenham informações relevantes sobre os ativos em que estão investindo, permitindo uma análise mais aprofundada do risco-retorno.

Por isso, o ESG vem se tornando cada vez mais importante no mercado financeiro, já que permite que os investidores verifiquem a saúde financeira de uma empresa, além de avaliar seus impactos ambientais, sociais e de governança.

Portanto, é essencial que as organizações invistam nas políticas e treinamentos relacionados ao ESG.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.