05/09/2023

ANBIMA divulga as atividades realizadas pela Associação no 1º semestre de 2023

Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset ANBIMA

Informações são sobre o avanço das atividades previstas no “ANBIMA em Ação”, elegidas como prioritárias para o biênio 2023/2024

A ANBIMA divulgou informações sobre o avanço das atividades previstas no ANBIMA em Ação, que foram elegidas como prioritárias para o biênio 2023/2024. Nesse contexto estão as atividades referentes à Resolução CVM nº 175/22 (“RCVM 175”), ao lançamento do aplicativo ANBIMA Edu, aos Fundos de Investimentos e às pautas relacionadas à inovação. De acordo com a Associação, até o final de junho de 2023, estavam em andamento 45% (quarenta e cinco por cento) das iniciativas do ANBIMA em Ação.

Nesse contexto, foram realizadas as seguintes atividades:

Eventos relacionados à RCVM 175

A ANBIMA, em conjunto com a CVM, realizou o evento Fala, CVM: implementando a 175, que tratou sobre as mudanças trazidas pela RCVM 175, abordando temas como: (i) remuneração de prestadores de serviços; (ii) estrutura de classes e subclasses; e (iii) registro de direitos creditórios.

Fundos de Investimento

Foram divulgadas as Novas Regras Relacionadas a Criptoativos e a ESG, nas quais a principal mudança referente a ativos sustentáveis está relacionada à possibilidade de novas classes se identificarem como fundos IS (“Investimento Sustentável”). Com relação aos fundos que investem em criptoativos, surgiram novas exigências para as instituições participantes do Código de Administração de Recursos de Terceiros (Código ART”), conforme detalhado no alerta regulatório sobre o tema publicado pelo Compliasset.

Além disso, no primeiro semestre, entraram em vigor as novas regras referentes a atividade de assessor de investimento e de transparência na remuneração e as novas normas do Código de Distribuição para Autorregular Instituições que dispõem sobre serviços de intermediação de investimento no exterior e atualizações no Código de Distribuição. Ainda, no mês de maio a Associação iniciou Audiência Pública sobre Regras para Contratação de Finfluencers, sobre a qual o Compliasset já publicou alerta regulatório.

Inovação

No âmbito da tecnologia, a ANBIMA deu foco em atividades como:

  • Disseminação de conteúdo, com a mudança realizada na newsletter mensal Conexão Inovar, a qual dispõe sobre inovação nos mercados financeiro e de capitais;
  • Jornada de Inovação Aberta, trata-se de uma iniciativa que contou com encontros até 28 de junho, em formato de showcases, que são painéis com especialistas para discussões voltadas às boas práticas de gestão de inovação aberta e de pitch days, que são apresentação de startups em sinergia com desafios das instituições do mercado de capitais.
  • A ANBIMA realizou duas edições do Diálogo da Rede, atividade que integra a Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão e que reuniu representantes de instituições dos mercados financeiro e de capitais.
Educação

Foi lançado o aplicativo ANBIMA Edu, com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam no mercado financeiro ou buscam colocação no segmento. No que se refere às instituições, foi implementado no sistema da Associação, na Área do RH, a possibilidade de encontrar Pessoas com Deficiência (“PcDs”), que possuem alguma das certificações ANBIMA.

Agenda de Serviços

Associação implementou o Think Tank ANBIMA de Comunicação e Marketing, objetivando detectar problemas relacionados a área de comunicação de marketing. Para tal, reuniu profissionais que possuem a responsabilidade de tomar decisões em meio a comunicação com o investidor.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.