03/01/2023

CVM – Novas Ferramentas Tecnológicas Serão Utilizadas para Modernizar Supervisão de Insider Trading e Oscilação Atípica em Fundos de Investimento

Laura Resende
Alertas Alerta Regulatório de Compliance Compliasset CVM

A Gerência de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos (“GRID”), da Superintendência de Supervisão de Riscos Estratégicos (“SSR”) da CVM desenvolveu a Insiders e a Outliers, ferramentas que serão utilizadas para aperfeiçoar e trazer mais precisão na avaliação de processos da Autarquia.

Conforme a Autarquia, o objetivo é usar a inteligência de dados para detectar e analisar padrões de negociação que passariam despercebidos por ferramentas que dependem de excessivas interações manuais. As iniciativas foram executadas no âmbito da Agenda de 100 dias da CVM (“Agenda”).

Nesse contexto, as ferramentas tratam:

Insiders

Realizado em conjunto com a Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (“SMI”) da CVM, objetiva auxiliar o processo de identificação, triagem e investigação de casos de insider trading. Isso porque, a nova ferramenta amplia o alcance das referidas atividades, uma vez que passa a identificar também parentes de diretores ou administradores de empresas. Assim, tanto insiders primários quanto os insiders secundários podem ser identificados.

O Acordo de Cooperação Técnica entre a CVM e o Tribunal de Contas da União (“Acordo”), que promove o intercâmbio de conhecimentos, informações e bases de dados entre os órgãos, possui papel essencial no projeto. O Acordo permite que a ferramenta Insiders tenha acesso ao LABContas, sistema de armazenamento de dados da Administração pública, para identificar quando o parente de primeiro grau de determinado insider está envolvido em alguma operação próxima a fato relevante ou divulgação de resultados.

A ferramenta também aponta comunicados divulgados pela companhia ao mercado no período analisado, assim como cotações do ativo e métricas de negociação do investidor.

Outliers

Realizado em parceria com a Superintendência de Relação com Investidores Institucionais (“SIN”) da CVM, a ferramenta Outliers coleta dados históricos dos fundos de investimentos e classificação do rendimento das cotas dos fundos, agrupados pela classificação de fundos ANBIMA.

A ferramenta criada por duas servidoras da GRID, permite que planilhas Excel e análises manuais foram substituídas por técnicas de busca, armazenamento e processamentos de dados, bem como dashboards em Power BI. Dessa forma é possível detectar fundos de investimentos com variações atípicas no rendimento e volatilidade de suas cotas. Uma vez identificado valores discrepantes nas rentabilidades de determinada amostra de fundos, estes são classificados como “outliers”, ou seja, dados drasticamente diferentes dos outros da amostra.
De acordo com a SIN, a utilização do programa permite apurar erros informacionais com maior nível de consistência dos dados enviados, bem como possibilita identificar práticas inadequadas por parte de administradores e gestores de fundos.

Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.