20/07/2022

ANBIMA – Documento Reúne as Respostas para as Principais Dúvidas Sobre as Regras de Apuração do Valor de Referência dos Títulos dos Clientes

Laura Resende

A ANBIMA reuniu no documento Perguntas e Respostas: regras de apuração e divulgação do valor de referência dos títulos dos clientes (“Perguntas e Respostas”) as respostas para as principais dúvidas do mercado financeiro sobre as novas Regras e Procedimentos para apuração de valores de referência (“Regras”), estas tratam de regras de apuração e divulgação do valor de referência dos títulos dos clientes.

Assim, nas Perguntas e Respostas, são tratados temas como o escopo da regra, a precificação ANBIMA, metodologia de precificação própria e divulgação dos valores para os clientes (com foco em valor de referências x marcação na curva). Ressalta-se que no tópico de Escopo da regra, das Perguntas e Respostas, são esclarecidas as dúvidas quanto: (i) aos ativos, indexadores e em quais circunstâncias marcar, os quais constam nas Regras; (ii) a data de início da aplicação das Regras, que pode ser a partir de 02/01/2023, data início da sua vigência; e (iii) a abrangência das Regras, as quais abarcam todos os clientes pessoa física e jurídica, exceto os do segmento middle e corporate.

As Regras valem para títulos públicos federais, debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio, respectivamente (´´CRIs e CRAs“) investidos diretamente pelos clientes. Os preços diários desses papéis divulgados pela ANBIMA podem ser utilizados para fim de informação e cumprimento da norma, mas também não impede que as instituições se apropriem de dados de outras entidades precificadoras ou possuam manual de precificação próprio.

Nesse contexto, a partir de 2 de janeiro de 2023, as instituições financeiras que seguem o Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produtos de Investimentos (“Código de Distribuição”) deverão disponibilizar para os clientes os valores de referência dos títulos públicos e privados que eles possuem. Os números deverão constar nos extratos das contas, aplicativos, em áreas logadas, entre outros locais.

Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.

*Este conteúdo não representa opinião legal do Compliasset, tendo o propósito puramente informativo.

Entre em contato

Ícone Contato Software Compliasset Alertas Artigos

Faça parte do futuro do compliance no mercado regulado com o Compliasset.

Descubra como o nosso software pode fortalecer seu negócio.

Fale conosco hoje mesmo e agende uma demonstração gratuita!

APENAS 30 MINUTOS DE CONVERSA e PRONTO

O Compliasset te ajuda a ter mais velocidade no dia a dia!

Tenha o melhor software de Compliance como o seu aliado. É rápido, fácil e vai te colocar entre os melhores.