quarta-feira, 30 de novembro de 2022
CVM ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DAS COMISSÕES DE VALORES (“IOSCO”)

No mês de outubro, a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) aderiu à versão integral do memorando multilateral (Enhanced Multilateral Memorandum of Understanding – EMMOU), versão expandida do Memorando de Entendimentos Multilateral (“MMOU”) de 2002, da Organização Internacional das Comissões de Valores (“IOSCO”), que busca a troca de informações entre os participantes de diversos países.

Como signatário deste memorando, a CVM passa a colaborar com outros signatários de forma expandida, usando poderes adicionais e podendo requerer o tratamento igualitário para as investigações que precisem de ajuda dos demais signatários.

Importante destacar que citado Memorando acrescentou poderes importantes considerados pela IOSCO como necessários para assegurar a efetividade em proteger a integridade e estabilidade do mercado de capitais, protegendo investidores e impedindo a improbidade e a fraude.

Os reguladores signatários poderão:

  • Obter e compartilhar papéis de trabalho de auditoria, comunicações e outras informações relacionadas a auditoria ou revisão de demonstrações contábeis;
  • Intimar para depoimentos presenciais (ao poder aplicar uma sanção no caso de não comparecimento);
  • Congelar ativos se possível, ou, caso contrário, aconselhamento e prestação de informações de como obter o congelamento de ativos, a pedido de outro signatário;
  • Obter e compartilhar registros existentes de provedores de internet (não incluídos os conteúdos das comunicações) inclusive com a assistência de um procurador, corte ou outra autoridade, e para obter o conteúdo destas comunicações de autoridades autorizadas; e
  • Obter e compartilhar os registros telefônicos existentes (não incluídos os conteúdos das comunicações) inclusive com a assistência de um procurador, corte ou outra autoridade, e para obter o conteúdo destas comunicações de autoridades autorizadas.

O EMMOU também contempla a obtenção e o compartilhamento de registros de comunicações mantidos por entidades reguladas.

Para aderir ao Memorando, a “CVM” passou por um rigoroso processo de avaliação, no qual a Autarquia comprovou possuir as características e condições exigidas pela IOSCO, que envolveram aspectos de regulação e supervisão.

Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.

Logotipo do Compliasset

Somos o software de gestão de Compliance regulatório, Integridade e Privacidade líder no mercado de capitais.


Canal de Denúncias

Denuncie Irregularidades

Canal de LGPD para os titulares de dados que a Compliasset controla

Faça um pedido

Fique por perto

Histórias de inovação na área de Compliance. Os casos que apresentamos aqui são contados por pessoas que estão no dia-a-dia do Compliance das mais variadas organizações.

Debates com referências do mundo jurídico e de Compliance. Um papo dinâmico conduzido por Nicole Dyskant com foco em inovações, desafios e insights.

Histórias de inovação na área de Compliance. Os casos que apresentamos aqui são contados por pessoas que estão no dia-a-dia do Compliance das mais variadas organizações.

Debates com referências do mundo jurídico e de Compliance. Um papo dinâmico conduzido por Nicole Dyskant com foco em inovações, desafios e insights.



Compliasset Software e Soluções Digitais Ltda. Todos os direitos reservados