Lançada em 2020 e desenvolvida pelo Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (“SELIC”), a plataforma de Pre-Matching passa a contemplar, as operações definitivas a termo. Ademais, a plataforma permite que as instituições participantes do mercado compartilhem os dados sobre operações antes destas serem registradas no sistema. O principal objetivo da plataforma é automatizar o processo de operações realizado entre as Instituições Financeiras.
Nesse contexto, para orientar sobre o uso da referida plataforma, foram divulgados manuais de uso (“Manuais”), no site do Banco Central do Brasil (“BCB”). A plataforma de Pre-Matching possui uso gratuito por todas as instituições financeiras cadastradas no SELIC, e contempla operações definitivas e compromissadas. Dessa forma, permite que haja maior otimização do tempo e das atividades das instituições, que antes trocavam informações sobre operações com títulos públicos apenas por telefone ou e-mail.
Assim, para acessar a interface web da plataforma, os usuários do portal do SELIC na Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM), devem solicitar ao SELIC a habilitação no sistema Logon.
Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.