Em 18 de outubro de 2022, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (“SELIC”) lançou a plataforma técnica Selic Conecta. Essa ferramenta se propõe a ser uma Sandbox para Application Programming Interfaces ou Interfaces de Programação de Aplicação (“API”), ou seja, um portal onde podem ser feitos testes pelo desenvolvedor.
Essa plataforma possibilitará aos desenvolvedores que realizem testes de forma dinâmica, em ambiente isolado do SELIC e da Rede de Telecomunicações para o Mercado (“RTM”), controlado e seguro, o que poderá acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias integradas ao SELIC.
O objetivo do Selic Conecta é facilitar a integração do mercado financeiro com os produtos e serviços disponibilizados pelo Departamento de Operações do Mercado Aberto (“Demab”), do Banco Central do Brasil (“BCB”) e pela ANBIMA no âmbito do SELIC. De acordo com o superintendente do Sistema, Francisco Vidinha, a conexão facilitada às informações do SELIC que será viabilizada por esta plataforma é uma demanda antiga do mercado.
Conforme noticiado pela ANBIMA, inicialmente será disponibilizada a API da Plataforma de Pre-Martching, com a expectativa de que outras APIs sejam incluídas ao Selic Conecta no futuro.
Caso tenham interesse em participar, basta acessar o site e seguir os três passos na instrução disponível no site: https://developers.selic.gov.br/api-portal/pt-br/content/introducao
Se ficar com alguma dúvida sobre o funcionamento do SELIC em si, indicamos a consulta no site: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sistemaselic
Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.