Wednesday, May 15, 2019
10º Congresso ANBIMA de Fundos de Investimento

O maior evento da indústria de fundos de investimento no Brasil foi realizado na Bienal de São Paulo nos dias 24 e 25 de abril e contou com a presença de relevantes nomes da indústria dos fundos de investimento.

Fizeram parte da programação do Congresso painéis sobre a indústria de fundos de investimentos, inovação e tecnologia, cibersegurança, os 100 primeiros dias do novo governo, blockchain, os desafios da previdência privada, novos modelos de distribuição, produtos imobiliários, regulação do mercado, Suitability 2.0, bem como as tendências e impactos da regulação para a gestão de recursos no país e o futuro da indústria.

Dentre os assuntos apresentados no evento e que estão no radar da Associação, foram destacados os seguintes, no âmbito da supervisão para os gestores:

  • Crédito Privado;
  • Investidores institucionais;
  • Precificação;
  • Distribuição de Fundos pelo próprio gestor (fiscalização no âmbito do convênio ANBIMA/CVM);
  • Avaliação de estrutura e processos dos novos aderentes a GP;
  • Avaliação de políticas e manuais; e
  • Convênio ANBIMA/CVM (avaliação dos primeiros meses de atuação).

Dentre os diversos painéis e debates apresentados, Daniel Maeda, da CVM, destacou a preocupação com o desafio global de simplificação das regras e diminuição dos custos para a indústria com a revisão dessas exigências, uma vez que o Brasil passou por um momento de muita regulação nos últimos anos, ressaltando que “temos que ter a franqueza de nos mantermos abertos para ver o que funcionou, o que gerou efeitos colaterais indesejados e revisitar a regulação com a indústria”. No entendimento de José Carlos Doherty, superintendente-geral da ANBIMA, tanto a CVM como o Banco Central estão empenhados nessa tarefa de redução dos custos de observância pelos reguladores do mercado.

Por fim, foi mencionado em um dos painéis que a área de Supervisão da ANBIMA está realizando uma ação aparentemente educativa e preventiva, ao realizar uma análise individualizada das políticas enviadas pelos Gestores. Tal análise está em progresso na Associação, e a divulgação das conclusões individuais por Gestora (incluindo não conformidades e oportunidades de melhorias nas políticas obrigatórias) será realizada de uma única vez, quando tal análise for concluída.  Assista aos vídeos dos debates que aconteceram no 10º Congresso de Fundos de Investimento.

Logotipo do Compliasset

Somos o software de gestão de Compliance regulatório, Integridade e Privacidade líder no mercado de capitais.


Canal de Denúncias

Denuncie Irregularidades

Canal de LGPD para os titulares de dados que a Compliasset controla

Faça um pedido

Fique por perto

Histórias de inovação na área de Compliance. Os casos que apresentamos aqui são contados por pessoas que estão no dia-a-dia do Compliance das mais variadas organizações.

Debates com referências do mundo jurídico e de Compliance. Um papo dinâmico conduzido por Nicole Dyskant com foco em inovações, desafios e insights.

Histórias de inovação na área de Compliance. Os casos que apresentamos aqui são contados por pessoas que estão no dia-a-dia do Compliance das mais variadas organizações.

Debates com referências do mundo jurídico e de Compliance. Um papo dinâmico conduzido por Nicole Dyskant com foco em inovações, desafios e insights.



Compliasset Software e Soluções Digitais Ltda. Todos os direitos reservados